segunda-feira, 26 de abril de 2010

Sobre poder e comunicação.


A teoria relacional estabelece o poder como uma relação entre dois sujeitos, dos quais o primeiro obtém do segundo um comportamento que, em caso contrário, não ocorreria.

É assim que me sinto hoje: presa a essas amarras da teoria relacional do poder. Um domingo estudando ciência política à parte, a reflexão volta na segunda quando me sinto obrigada a corrigir os erros dos outros como se fossem meus e só o faço por conta desse dito "poder" maldito. Não tenho problema nenhum com erros, acho até que eles costumam ser bastante construtivos e são muito naturais. O que me incomoda - e muito - é quando as pessoas não os assumem e as consequências dessas faltas atingem alvos errados.
Uma coisa que aprendi nesses últimos tempos é o valor imenso das palavras, dos assuntos explícitos e dos comandos explicados. Segundo um "amigo", a falta de comunicação é causa de 90% da quebra das empresas. Sem fonte, completei que é a de 99% do fim de relacionamentos.
Dados, estatísticas e especulações de lado, falta de comunicação e de responsabilidade, assim como de humildade e sinceridade acabam com empresas, com relacionamentos, com meu humor e comigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário