quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Até lá.

Hoje tive a primeira aula de Português 3 na faculdade e uma atividade aparentemente normal em primeiros dias me deixou pensativa até agora. O professor pediu que nos apresentássemos: nome, se estudávamos em escola pública ou privada e se jornalismo havia sido a nossa primeira escolha. Tudo normal até eu me dar conta de que, em uma sala com 40 pessoas, apenas uma havia estudado em escola pública. É lógico que eu sei da dificuldade de entrar em uma universidade federal, sobretudo para alunos que tiveram de lidar com a educação defasada do Estado, mas quando observei isso de perto, é muito mais assustador.
Eu não sei qual seria a melhor solução para reverter a situação, aliás, o velho clichê de sempre: investir na escola de base. Tudo bem, mas os resultados práticos demorarão muito a aparecer, e até lá?
Até lá o professor vai mudar a pergunta: todo mundo aqui é de escola particular, né? Talvez uma ou duas pessoas digam que não...

Nenhum comentário:

Postar um comentário