"500 mil pessoas sem fazer nada,
pulando no meio da rua,
gozando do prorpio sofrimento.
Centenas de milhares de idiotas
que trabalham o ano inteiro
pra gastar todo o dinheiro
nesses 4 dias, nesses 4 dias de folia."
Mundo Livre S.A. - Carnaval insquecível na cidade alta
-
Isso não é uma crítica ao carnaval. Eu, particularmente, acho que é uma festa fascinante, uma época incrível. Aqui em Recife, pelo menos, a cidade pára e só vive carnaval. É impressionante: os assaltos diminuem, os menores abandonados não estão na rua, é só festa, desde de manhã até a manhã do dia seguinte, a cidade fica linda. É lógico que essas mudanças são em virtude dos turistas, da indústria carnavalesca que quer passar uma ótima impressão para todo o mundo, mas eu acho que as próprias pessoas também mudam.
O que nos faz vestir fantasias, dançar no meio da rua, socializar com desconhecidos, esquecer os problemas, ficar feliz mesmo sem motivo? Acho que o motivo é justamente essa catarse, poder esquecer de tudo, de todos, de obrigações, da sociedade. Aproveitar, só isso, com motivo ou nao, aproveitar porque está vivo, aproveitar porque, agora sim, o ano va começar de verdade e como todos, nao vai ser nada fácil. Colocar todas as energias ruins pra fora e só receber coisas boas.
Eu pretendo ficar bastante ébria e chorar bastante, colocar tudo pra fora e começar o ano de novo. Até a quarta-feira de cinzas, o primeiro dia do meu ano. :)