sábado, 18 de abril de 2009

Semente do bem.


Ontem fui a uma palestra do Leonardo Boff, fui nem saber do que se tratava, fui só por ser dele. Cheguei lá atrasada, mas bem na hora que ele disse: "O tema é 'Educação para sustentabilidade'". Pensei: que droga, se soubesse, não tinha vindo. (HAHAHA)
Confesso que não sou ligada a questões ambientais e que não consigo me envolver com elas. Algum dia vou parar para pensar e ver se, prepotentemente, tento descobrir o porquê disso, mas, por enquanto, mesmo sem porquês, isso é fato. Não é que eu sou uma consumista louca e o universo que se dane. Acho até que consumo pouco para os padrões e isso me basta, além do que, as pequenas coisas eu faço: não jogo lixo no chão, economizo água.. essas coisas bem básicas mesmo, mas eu não me vejo: "Gente, vamos lá, vamos salvar a Terra!" e eu acho isso uma coisa triste em mim.
Mas ontem foi diferente, eu consegui ser cativada. Não vou dizer que estarei chamando vocês para irmos salvar a Terra amanhã, mas eu acho que uma sementinha foi plantada dentro de mim, talvez ela demore um pouco para germinar, talvez não, vai saber.. hoje me disseram que ele é um apelão, que ele só fala de emoção, de sentimento e tudo sem muitos argumentos. Concordo que ele fala muito de coração, mas se ele consegue despertar coisas boas nas pessoas eu acho válido. As teorias, os dados, as correntes filosóficas nunca me sensibilizaram, por exemplo. Que mal há falar em emoções? Eu não vejo nenhum.

No fim, ele falou de 4 coisas que nós não devemos esquecer:
1- TER ESPERANÇA: a mola interior, o fogo. Fazer as revoluções moleculares, não do peito para a frente, mas das costas para frente.

2- ACREDITAR NO INCONCEBÍVEL: o avião, por exemplo. nós não voamos porque temos o avião. nós voamos porque um dia alguém quis voar e transformou isso em realidade.

3- O PRINCÍPIO MINHOCA: não trabalhar na superficialidade, mas por baixo, arar a terra, cuidar das raízes.

4- NÓS SOMOS UM PROJETO INFINITO: o ser humano tem dentro de si potencialidades e busca o seu infinito interior, para chegar ao infinito espiritual.


Eu achei a palestra bastante proveitosa e ainda bem que eu não sabia do que se tratava, HAHAHA. Ah! Além de tudo ele é um fofo e disse que eu era uma moça muito bonita :)

Um comentário:

  1. Eu do super valor as questões ambientais, mas tbm não fico "vamos lá, vamos salvar o mundo" :P

    ResponderExcluir