sexta-feira, 6 de março de 2009

Data magna.

Hoje é feriado em Recife desde o ano passado, quando houve uma votação para que fosse escolhida a data Magna do Estado. Agora eu me pergunto: qual a importância de haver uma "data magna para o Estado"? Parece que é apenas a criação de mais um feriado. Se o fato fosse considerado realmente importante, não precisaria haver votação para ser escolhida entre todas as datas importantes, a mais importante para ser considerada feriado. Mais do que isso: quantas pessoas realmente sabem o porquê de ser feriado? Quantas sabem o que aconteceu em 06 de março de 1817? Quantas sabem o que foi a Revolução de 1817? Quantas sabem que o termo Revolução é considerado, por muitos estudiosos, equivocado para o movimento? Quantas sabem das influências da Revolução Francesa e do Iluminismo, do caráter elitista, da participação dos padres, da grande seca de 1816/1817 que acabou dificultando a situação dos senhores de engenho, da volta da concorrência haitiana e antilhana com açúcar de beterraba, da crise algodoeira com o fim da guerra de Independência dos EUA que voltam a produzir algodão, dos gastos excessivos da corte no Rio, dos aumentos de impostos...? Quantos sabem?
É, uma "revolução" que se deu porque os ricos se sentiam prejudicados com a crise econômica e sentiram que com uma república não estariam subjulgados à corte portuguesa e poderiam obter grandes lucros novamente, tudo isso mascarado sobre os bonitos ideiais de: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Mas e os escravos? Ah! Isso era assunto pro futuro, quando a república já estivesse plantada e consolidada... AHAM ¬¬.
Não, mas o movimento foi importante porque proclamou a nossa primeira independência. Estivemos livres de Portugal pela primeira vez, estabelecemos um Governo durante 75 dias, criamos uma bandeira, éramos chamados por "vós"... Nossa, realmente, quanta coisa importante Oo e para a população em si, o que isso significou? O que mudou ao poder dizer que era patriota? É isso que me interessa, não criar uma bandeira.
É a bandeira dessa "revolução" que representa o Estado até hoje, é por isso que é feriado e haverá um show no Marco Zero com o Alceu Valença!
Não entendeu a relação? Nem eu.

Um comentário:

  1. Quantas pessoas sabem o quão vc é inteligente?
    eu sei,ainda bem.
    Sério,adorei o texto e a crítica em si.
    pão e circo mais uma vez,com importância estadual.
    -.-''

    ResponderExcluir