sexta-feira, 22 de maio de 2009

Até que ponto?


Desde ontem que eu me pergunto até que ponto as boas intenções são válidas. Até quando nós devemos ignorar os fatos e pensar nas motivações. Hoje me peguei pensando nisso de novo:
A professora de Espanhol passou uma atividade que nós devemos corrigir e dar notas aos textos dos nossos colegas - cada um pegou um. Imaginei que seria fácil, pensei que não teria que fazer quase nenhuma observação e inclusive isso me deixou um pouco intrigada: não vou ter nada a acrescentar, pensei. Foi o contrário. Exatamente o contrário. Agora eu não paro de me perguntar se eu devo ser justa ou ética. Ser ética implica em dar uma nota baixa. Sendo justa, vou considerar os fatos externos (sei de vários) e desconsiderar um pouco o texto em si, subindo, então, a nota. Isso tudo não passaria de indagações bobas se eu não soubesse que essa pessoa precisa de nota.
Sei o que eu vou fazer. Não conseguiria me trair assim, mas vai funcionar como um tapa na cara quanto aos meus "novos" princípios. Isso é a vida me dizendo: "Vai, fodona, você não sabe de tudo? Você não sabe sempre o que fazer? Toma mais essa!"

Fico pensando em como seria se essa pessoa fosse minha amiga. Essa dúvida ia me corroer mais ainda. É por isso que eu consigo entender o nepotismo.

6 comentários:

  1. Antes de vc falar o que ia fazer, eu já sabia. Te conheço, :)
    Quanto aos seus novos princípios, ignore e mostre as motivações.
    *Tá, não vou saber expressar o que tô querendo escrever :p
    Nem sempre conseguimos seguir nossos princípios. Segui-los na MAIORIA das vezes deve servir, :)

    ah! é verdade o que vc disse. Minha mãe gosta mesmo de sofrer. Mas isso ñ diminue minha raiva.

    ResponderExcluir
  2. ah! Já disse que adoro os seus textos e as suas observções, né?

    ResponderExcluir
  3. Acho que os bons princípios varião de acordo com a realidade. Pra mim, o importante é estar consciente dos próprios atos e não afetar negativamente as pessoas com eles.
    Tipo, eu iria corrigir e ao mesmo tempo não ferraria a pessoa pq eu mesmo poderia estar fazendo uma correção errada ou exagerada, enfim.
    E ainda acho que a prof fez isso mais pra pessoa perceber com o erros dos outros os seus, sei lá.
    Bem,cada um sabe o que faz e eu não sei de nada.

    beijosteamo.ui.

    ResponderExcluir
  4. nem me pegou, gata. de verdade.
    qndo eu comecei a ler esse texto, pensei que vc fosse falar sobre o meu, :P, caso. Mas percebi a semelhança.
    então, eu não tô brava pq SEI que a motivação foi boa. Fiz questão de esclarecer, mostrar que eu não gostei para não se repetir e só. Não tô brava. Fiquei um pouco pela situação toda, sabe. Pelo fdp; fdp gostoso. UIAHUYASHGUYASGUYAS

    ResponderExcluir
  5. Entendo suas duvidas, mas as vezes o certo a fazer no momento nem sempre é o dito correto.

    ResponderExcluir
  6. EU ENTENDO MUITO O NEPOTISMO! hahaha.
    "vai fodona, tu num sabe de tudo?!" a vida vive me dizendo isso, inclusive escrevi algo sobre isso esses dias no meu diário não virtual (lê-se meu caderno de exatas, sempre que tô sem saco pra estudar eu começo a "desabafar" com meu mais novo amiguinho :D

    beijobeijobeijo

    ResponderExcluir