quarta-feira, 20 de maio de 2009

O caso das comissárias de bordo.



O assunto de Sociologia é o que eu mais gosto na faculdade, só lamento muito que a professora não dê aulas. Apresentei um trabalho hoje sobre "Interação Social" e é muito estranho como nós não percebemos os fatos sociais:

Quando surgiram as Companhias Aéreas, eram homens que trabalhavam nos aviões, já que, também eram eles os funcionários de trens e navios. Mas chegou uma época, que as regulamentações governamentais deixaram as empresas muito parecidas, até que uma, para se destacar, teve a idéia de contratar mulheres. Isso foi um enorme sucesso, já que, na época, eram majoritariamente homens os passageiros. Primeiro tinham também a função de enfermeiras, para acalmar os passageiros. Com as inovações tecnológicas e os itens de segurança, isso não foi mais necessário. EIS A GRANDE REVOLUÇÃO! Um estilista foi contratado pela Braniff para criar novos modelos: vieram as cores vibrantes e a mini-saia 15 cm acima do joelho (UAU). As ações dessa cia subiram de 20 doláres, para 124. Foi um sucesso! As aeromoças passaram a ser usadas como objetos sexuais em campanhas publicitárias do tipo: ” “Nós realmente balançamos nosso rabo para você.”, “Eu sou linda. Venha me pilotar.” e “Sua esposa sabe que você está viajando conosco?”. O papel foi consolidade exigindo que elas fossem solteiras, não engravidassem, tivessem medidas corporais determinadas e se aposentassem aos 32 anos. Um conflito-papel surgiu: enquanto os passageiros consideravam insinuações sexuais a atitude das funcionárias, as aeromoças portavam-se apenas gentilmente (para elas).
Hoje isso mudou. Existem comissários de bordo e a profissão não é tão glamorosa. A idéia não morreu, no entando, coloquem no Google "aeromoças" ou "comissárias de bordo", vão aparecer altas putarias, HAHA. Pensar que uma jogada de marketing mudou a vida de muitas mulheres. Elas, no passado, tinham um papel de "puta velada" que foi substituído, não sem luta, é claro, por um trabalho como outro qualquer.

(Alguém um dia já havia pensado nisso? Eu não. A minha imaginação social é medíocre.)

2 comentários:

  1. Estou no mesmo caso que o seu, ate gosto do assunto de sociologia, mas meu professor é pessimo. E tbm vou apresentar um trabalho sobre Interação social. O meu trabalho é sobre ropimento das tradições... podemos dizer que isso que vc citou tbm se encaixa no assunto :P

    ResponderExcluir
  2. Lembrei do Durkheim.. ele e o seus fatos sociais...........
    opksdtkopsd amei seu texto, amour. nunca tinha parado pra pensar nisso..
    amo amo amo vc.
    preciso te contar umas coisas! mas agora vou dormir.. perdi até o apetite.. :õ - não pelo seu texto, ele é lindo. sdktopdskt por outra situação.
    bjsmeliga!

    ResponderExcluir