quarta-feira, 3 de junho de 2009

Salto.


Era um prédio de 50 andares e havia se mudado há pouco. Morava no primeiro e nunca saíra de lá: era mais cômodo, seguro e sua vida estava bem daquele modo. Um dia bateu a curiosidade de saber como era o último. Sua consciência insistia para que não fosse; não havia necessidade, tudo ia bem. Suas emoções, ao contrário, estimulavam-na pelo gosto do desconhecido, o inexplorado, o nunca antes visitado. Temia as consequências, mas resolveu ir e não foi sozinha, aquele amigo, o vizinho, foi essencial.
Aos poucos. Um passo de cada vez. Paradas, retrocessos, até que o topo foi alcançado. Tudo aquilo valera muito a pena; aquela era a visão mais linda do mundo, melhor do que um sonho bom. Veio, então, a vontade de voar. Aquele companheiro fiel insistia que ela conseguiria. Não que ela fosse melhor que os outros, mas, segundo ele, se ela quisesse de verdade, voaria. Eis que foi! Jogou-se do prédio de 50 andares e voou! Voou por 1 segundo, aquele no qual fechou os olhos e acreditou que voava, depois disso, foi direto ao chão e morreu.

Resta-nos saber o que a matou: o amigo ou ela que não soube desejar aquilo de todo coração, mas talvez não importe mais: ela já está morta.

-
Esse texto tem uns 2 anos. Ontem, não sei o porquê, lembrei da existência dele e resolvi colocá-lo aqui. É engraçado que ele é uma metáfora de um dos dias que eu julgava como dos piores da minha vida. Hoje eu leio e não sinto nada.

3 comentários:

  1. Ahh, que texto lindo e cheio de significados...
    Bem, acho que há pouco tempo cheguei no topo do 50 andar... Cheguei lá, tbm tive amigos que disseram para eu pular. Mas eu não pulei. Não acreditei que poderia voar. Nem um segundo eu acreditei nessa possibilidade. Ai pronto, cheguei no topo e depois desci. Ileso, mas sem ter tentado voar.

    ResponderExcluir
  2. Poxa,sério mesmo,amei!
    Acho que ela não se matou e nem foi morta.Pra mim ela,simplesmente, fez aquilo que ela queria muito de coração: saiu daquela vida no primeiro andar e voou.

    parabéns.
    ;*

    ResponderExcluir
  3. Não entendi o que a metáfora quis dizer.

    ResponderExcluir